A Delegação de Sanguedo da Cruz Vermelha Portuguesa foi fundada em 23 Junho de 1998, representante do Concelho de Santa Maria da Feira, sendo a Direção presidida desde então por António Pinto Teixeira.

A 17 de Julho de 1998, celebramos a tomada de posse da comissão instaladora, que meses mais tarde, a 7 de Novembro de 1998 proporcionou a Tomada de Posse dos Corpos Sociais. 

Com muito esforço da Direção e dos Voluntários, remodelamos a nossa Sede cedida pela Junta de Freguesia Local e a 28 Outubro de 2000 deu-se a abertura da nossa Unidade de Socorro, atual Estrutura Operacional de Emergência (EOE).

 A nossa Delegação possui actualmente uma Estrutura Operacional de Emergência composta por cerca de 50 Socorristas com curso TAT e TAS. Estes Socorristas por sua vez estão divididos por 7 Equipas de Emergência: Equipa de Apoio Logístico, Equipa de Comunicações, Equipa de Socorro e Salvamento Aquático, Equipa Móvel Apeada de Socorro, Equipa de Socorro e Transporte, Equipa de Apoio à Sobrevivência e por último Equipa de Apoio Psicossocial.

 A emergência pré hospitalar funciona 365 dias por ano/24 horas por dia, para além da emergência, promovemos Rastreios de Saúde à população, Ações de Sensibilização, Simulacros, Operação Fátima (apoio aos Peregrinos que rumam anualmente ao Santuário de Fátima), Apoio a Provas Desportivas e Eventos Culturais.

 Actualmente possuímos na nossa frota 3 ambulâncias de socorro 5 ambulâncias de transportes de doentes não urgentes, 1 viatura de apoio geral e 1 viatura para transporte de cadáveres.

 Para além da Estrutura Operacional de Emergência, a nossa Delegação possui importantes valências, tais como:

·               Mercado da Solidariedade (banco alimentar destinado ao Concelho de Sta. Mª Feira);

·               Loja Solidária;

·               Projeto “Tampinhas” (recolha de plástico e tampas plásticas);

·               Emergência Social 365 dias por ano /24 horas por dia;

·               Transporte de doentes não urgentes para Serviços Clínicos;

·               Fisioterapia;

·               Formação em Socorrismo;

·               Transportes protocolados com seguradoras;

·               Apoio Psicossocial;

·               Casa das Profissões;

·               Proteção Civil;

·               Projecto “Super Cruz”;

·               Outros projetos sociais e solidários;

 

 

UM PROJETO:

 

REDES SOCIAIS

CONTACTOS

Tel: (351) 910 037 958
Email: dsanguedo.cp@cruzvermelha.org.pt

CONTACTE-NOS

Back to top