A Loja Solidária da Cruz Vermelha Portuguesa| Delegação de Sanguedo foi criada com o intuito de promover e contribuir para a melhoria das condições de vida dos cidadãos socialmente vulneráveis, através da atribuição de bens como vestuário, mobiliário e eletrodomésticos, a Instituições de Solidariedade concelhias e através da venda de artigos a preços simbólicos. Ao mesmo tempo, potencializámos a responsabilidade cívica e comunitária, possibilitando a integração de beneficiários em programas de serviço comunitário na nossa Delegação ou em entidades concelhias.

 

A Loja Solidária está aberta a toda a comunidade, oferecendo preços reduzidos em artigos novos ou semi-novos desde roupa, calçado, brinquedos, puericultura e têxteis lar. Incentivámos as pessoas a deixarem na loja produtos que já não usem, desde que em bom estado, assim como empresas na doação de artigos ou criação de parcerias.

 

Tendo como principal objetivo a promoção e contribuição da melhoria das condições de vida da comunidade, no primeiro ano a Loja Solidária contribuiu com 224 peças doadas (36 peças Homem; 66 peças Mulher; 22 puericultura/brinquedos; 100 peças criança) para instituições de solidariedade concelhias. Este trabalho de doação tem sido feito através de contatos diretos com 19 Assistentes Sociais de diferentes instituições, às quais encorajámos pedidos que tentamos responder positivamente e com a maior brevidade, tendo em conta os artigos disponíveis na loja.

 

Aquando da indisponibilidade de artigos, maioritariamente, móveis ou eletrodomésticos, tentamos reencaminhar o pedido para outra instituição.

 

Para além da doação, a Loja apresenta produtos e preços atrativos à comunidade. Esta tem demonstrado agrado na existência deste projeto, citando a importância de uma loja com caráter solidário que permite a compra de bons produtos a preços acessíveis e ao mesmo tempo a possibilidade de ajudar.

 

Outro aspeto importante a salientar foi a criação do concurso de Desenho/Escultura “Uma Ambulância Um Amigo” no âmbito da celebração dos 150 anos da CVP, que permitiu a visita a 5 escolas básicas do concelho, com o objetivo de mostrar o trabalho realizado na nossa Delegação.

 

A presença dos mais pequenos foi notada também na visita á Loja de uma turma representativa da Assembleia Municipal da Criança. Estes vieram conhecer o nosso trabalho e entregar artigos resultantes de uma campanha realizada na escola.

 

Pessoas e empresas foram contribuindo para o desenvolvimento deste projecto, doando artigos em bom estado e contribuindo também, através da entrega de plásticos, para o nosso projecto Tampinhas.

 

Experiências como a nossa participação no Imaginarius, na Feirinha pela Noitinha da Casa dos Choupos e Ponto P, no Mosaico Social, na Feira Saldos e na Feirinha Solidária do Porto são muito importantes para a evolução do nosso projecto.

 

Para além de tudo isto, a Loja Solidária criou uma loja online na plataforma ESOLIDAR e está presente com parcerias ativas com o Mercado da Solidariedade, a quem damos apoio logístico. Com o projeto mais recente da Delegação, a Casa das Profissões espera-se que se possa reencaminhar os artigos em pior estado que serão lá trabalhados e originarão novas peças muito mais interessantes e apelativas, para serem vendidas novamente na Loja.

 

Visitem-nos de Quarta a Sábado das 10h às 19h, na Rua D. Afonso Henriques loja.6 em Picalhos - Santa Maria da Feira ou através da nossa loja online na Plataforma Esolidar.

 


 

UM PROJETO:

 

REDES SOCIAIS

CONTACTOS

Tel: (351) 910 037 958
Email: dsanguedo.cp@cruzvermelha.org.pt

CONTACTE-NOS

Back to top